domingo, 5 de outubro de 2008

Gráfico



Aqui Mostra o Gráfico dos Efeitos do Calor Sensível no Estado gasoso e no estado liquido, e Calor Latente no estado sólido + Gasoso e no estado líquido + gas!

Fusão







Aqui nessa imgem mostra a fusão do Calor Latente e Calor Sensível!

Calorimetria

Conceito de Calor


Quando dois corpos a temperaturas diferentes são colocados em contato térmico, verifica-se que, após certo tempo, ambos adquirem a mesma temperatura, denominada temperatura de equilíbrio térmico.



Calor Sensível

Quando levamos ao fogo um recipiente contendo água, observamos que a temperatura da água aumenta, pois ela recebe calor; mas, quando colocamos o recipiente contendo água na geladeira, a sua temperatura diminui, pois ela perde calor. Quando o corpo cede ou recebe calor, variando apenas a sua temperatura, sem mudar o seu estado físico, dizemos que ele recebeu ou cedeu calor sensível.


Equação Fundamental da Calorimetria - Quantidade de Calor Sensível (Qs);




Unidade de Calor

A quantidade de calor (Q), no Sistema Internacional de Unidades, é medida em joule (J). Mas pode ser medida em caloria (cal).
A quantidade de calor necessária para elevar em 1 °C a temperatura de um corpo depende ligeiramente do intervalo escolhido.

Unidades:

- Unidade de Q:

1 caloria (1 cal) - quantidade de energia necessária para aquecer 1g de H2O em 1ºC;

1Kcal = 1000 cal;

- Unidade de m: gramas (g);

- Unidade de c : cal / g ºC

- Unidade de AQ: ºC

Calorimetria

Calorimetria

Calorimetria é a parte da física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor. Calor significa uma transferência de energia térmica de um sistema para outro, ou seja:podemos dizer que um corpo recebe calor, mas não que ele possui calor. A calorimetria é uma ramificação da termologia.A palavra calorímetro é usada para designar um instrumento utilizado na medição de calor envolvido numa mudança de estado de um sistema. Tal pode envolver uma mudança de fase de temperatura, de pressão, de volume, de composição quimica ou qualquer outra propriedade associada com trocas de calor.

Calor - Energia térmica que flui de um corpo para outro em virtude da diferença de temperatura entre eles. Pode ser adicionado ou removido de uma substância. É medido em calorias ou joules S.I.

Capacidade térmica (C)- É a capacidade de um corpo de mudar sua temperatura ao receber ou liberar calor. Ela é dada como a razão entre a quantidade de calor e a variação de temperatura.

Legenda:

  • C: capacidade térmica do corpo.
  • Q: quantidade de calor trocada pelo corpo.
  • Δθ: variação de temperatura do corpo.

Calor específico (c): É a capacidade específica de uma substância de mudar sua temperatura ao receber ou liberar calor para cada massa unitária que esta vier a se incluir. Isto quer dizer que a Capacidade Térmica de um corpo é dada pelo Calor Específico da substância que o compõe e sua massa.
A unidade usual para determinar o calor específico é
cal / g0C e no S.I. é o J/K.kg


Legenda:

  • c: calor específico de um dado material.
  • C: capacidade térmica da amostra deste material.
  • M: massa da amostra deste material.

Tipos de Calorimetria

  • Calorímetros Isotérmicos
  • Calorímetros Isoperibol
  • Calorímetros de Varredura Exploratória ou Calorimetria Exploratória Diferencial

Calorímetros Isotérmicos
São aqueles em que idealmente não há variação de temperatura durante a experiência

Calorímetros Isoperibol
Um calorímetro isoperibol é aquele em que a temperatura do Meio é mantida constante, independentemente da temperatura do calorímetro propriamente dito, embora se tente que as diferenças de temperatura não sejam elevadas. Conseqüentemente, as trocas de calor entre o vaso calorimétrico e o Meio existem deliberadamente e, sendo devidamente controladas, a quantidade de calor permutado entre aqueles dois meios é conhecida e proporcional à diferença das respectivas temperaturas.


Calorímetros de Varredura Exploratória ou Calorimetria Exploratória Diferencial
Neste tipo de calorímetro, a temperatura no sistema calorimétrico ou a temperatura no meio podem variar de forma linear ou isotérmica e programada ao longo do tempo.